domingo, 21 de outubro de 2012

A dieta do glúten.

       Esta é a capa da revista Istoé dessa semana, a qual traz uma reportagem sobre o glúten. Para quem não sabe o glúten é uma proteína sem valor nutricional que dá elasticidade e viscosidade aos alimentos. Essa é encontrada no trigo, cevada, centeio, no malte e em alimentos como o chocolate, a cerveja e até mesmo o uísque.
       Alguns artista já aderiram a essa dieta que traz como resultado a perda de peso algo óbvio, como também a redução do inchaço abdominal e a diminuição da compulsão alimentar, conforme o endocrinologista Tércio Rocha.  A dieta é composta pela diminuição do consumo de glúten ou a total eliminação da proteína da alimentação.
         Entretanto, qual a justificativa para trazer essa dieta como capa de uma revista de grande repercussão nacional? 
"Há algumas explicações para o êxito desse plano alimentar. A primeira é a mais óbvia: as pessoas emagrecem porque, ao riscar do cardápio os alimentos que contêm glúten, deixam de comer pães, bolos e massas brancas. Desse modo, não ingerem mais uma enorme quantidade de calorias. “Grande parte desses alimentos é bastante calórica”, explica Vânia Assaly. A segunda razão – e as outras também – é mais complexa. A proteína está associada a reações de intolerância. A mais intensa desenha um quadro conhecido como doença celíaca. Trata-se de uma resposta genética grave ao composto que pode deflagrar diarreia crônica, desnutrição, fadiga e, em crianças, também pode levar a distúrbios do crescimento. “É uma reação do sistema imunológico. Um anticorpo é criado contra o glúten”, explicou à ISTOÉ o gastroenterologista Joe West, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido (leia mais no quadro à pág. 86). Estima-se que um a cada 214 brasileiros seja portador da enfermidade."  

           Não concordo que a pessoa tenha que ficar correndo à procura da dieta do momento. Acredito que uma alimentação balanceada seja o correto. Mas no meu caso, a redução e não a eliminação do glúten tem auxiliado na perda de peso. Vou deixar 2 links: o primeiro é o da reportagem; e o segundo é de um blog, no qual a proprietária possui a doença celíaca e traz várias receitas que não contém glúten.
 A reportagem completa você encontra aqui:    http://www.istoe.com.br/reportagens/247205_MAIS+MAGROS+SEM+GLUTEN?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage
         E o blog aqui:
         http://inhamenaocontemgluten.wordpress.com/

 Boa semana!!

2 comentários:

  1. Eu já fiz essa dieta através de nutricionista funcional e era radical, gluten zero. É muito cansativo ser radical em qualquer coisa que seja e é custoso tb! Eu ficava doidinha atrás do que podia, dava vontades e não podia. Acaba que vc fica mais apto a ter compulsões por outras coisas. Vc está certa ao reduzir apenas... Achei bacana o post!!! Bjs e sucesso aí

    ResponderExcluir
  2. Realmente Rachel, quando elimina a pessoa só falta subir nas paredes. Lógico que tenho algumas vontades, mas nada demais. Os benefícios são bem melhores. Ainda bem não tive nenhuma compulsão e nem pretendo ter kkk.

    ResponderExcluir

Comenta que eu gosto.